BOAS-VINDAS!!

       A Poli não é uma escola comum, onde os alunos se cumprimentam, vão às aulas, jogam conversa fora e voltam para casa. A partir de agora, ingressante, a Poli é a sua vida.

Se você achou difícil chegar até aqui, fique orgulhoso, sinta-se parte da família. Os melhores anos da sua vida estão pela frente, mesmo que você ainda não tenha percebido. Tudo bem, todos demoramos um pouquinho pra entender o que é estudar Cálculo e Física durante horas e horas na madrugada só para conseguir aquele Cinco Bola e gritar até ficar sem voz num jogo contra a porcada (medicina, ô bosta!) durante uma InterUSP. Mas isso vai se esclarecer ao longo dos meses que passará aqui.

A Poli tem um ambiente de pessoas dos mais diversos tipos, nos mais diversos lugares, Cidades e até mesmo Estados e, por esse motivo, somos a Escola mais foda do Brasil. Aqui você encontrará: os jogadores de truco e bebedores de cerveja na Vivência, o seu amigo mega inteligente que nunca estuda e sempre passa em tudo enquanto você se mata pra tirar o tão sonhado Cinco Bola (5,0), o atleta comprometido que carrega no código genético o espírito de competição, e aquele cara que nunca está na aula mas você ainda assim encontra todo dia em algum canto inesperado da USP.

Lembre-se, recém-politécnico: a Poli e a USP não são a mesma coisa. Gostamos de pensar que somos um universo à parte da Universidade, que somos únicos, mesmo que isso não seja a realidade, pois há muita convivência com os alunos das demais faculdades da USP, seja nos bandecos (restaurantes), circulares (ônibus) ou então no CEPEUSP. E isso é sensacional, porque nesta Universidade você encontrará amizades para levar durante a vida toda!

Ei, ingressante, não perca o foco. Volta pro texto.

Aproveite todos os bons momentos na Escola – e os maus também – pois você irá aprender muito com eles nesses próximos anos, esse é um lugar de aprendizado, e é errando que se aprende. Saiba que existem muitas pessoas dispostas a te ajudar nesse quesito, e elas estão por todos os lugares. Conheça seu Centrinho, vá para o Grêmio, troque uma ideia. Temos também os grupos de extensão, nos quais você pode desenvolver diversas habilidades diferentes; as modalidades esportivas para tirar o estresse e treinar com os seus amigos; a Rateria, os ratos mais loucos; e na Atlética você pode também achar o seu lugar ao sol, venha conhecer a gente, troque uma ideia e sinta-se à vontade, a Atlética também é sua! Procure saber onde é seu canto, onde você se sente melhor.

Já ouviu falar da InterUSP? Somos os Eneacampeões da melhor competição esportiva universitária. Lá, nós xingamos os porcos, tiramos onda com os secretários (FEAnos) e damos risada com os caipiras (ESALQ). Viajamos para o além do interior de São Paulo para cuspir nossos corações fora de tanto gritar na torcida, para aniquilar os times adversários com nosso poder esmagador, e fazer os ginásios tremerem com um grito de Guerreiro.

Além disso, nós politécnicos amamos festas – baratas, diga-se de passagem. Somos bons investidores e gostamos de aproveitar cada centavo gasto num ingresso. Haverá muitas festas para você comparecer ao longo do ano.

No começo do ano temos o IntegraPoli, a oportunidade que você terá de juntar-se ao seu centrinho e de gritar o famoso NAVAAAAAL, CRAU! (Acredite, é extremamente contagiante). Os 8 centrinhos se enfrentam loucamente na busca da Taça do Integra, realizando as tarefas e desafios mais absurdos que você possa [ou não] imaginar.

Depois desse tempo de integração e conhecimento na Poli – e a cada dia de experiência aqui dentro – você vai começar a deixar de ser ingressante. Ingressante, na prática, significa “alguém que não sabe o que está fazendo”. Você vai aprender as manhas de estudos, os lugares agradáveis para passar o tempo, as pessoas com as quais você pode contar, e vai descobrir o porquê de amarmos tanto o sangue azul e amarelo. Por enquanto, foque em curtir seu tempo livre e conhecer novas pessoas. Afinal, você está na Poli, a mais fudida do Brasil!

E aliás, já ia me esquecendo:

Bem-Vindo ingressante!