Campeonatos LAAUSP

O que é LAAUSP?

 

A LAAUSP, Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo, é constituída por 25 Associações Atléticas Acadêmicas (AAA) da USP, tanto da capital como do interior, sendo a instância máxima de representação esportiva da Universidade de São Paulo.

Ela é responsável pelo contato com a diretoria do CEPEUSP (Centro Estudantil de Práticas Esportiva da USP), com a Reitoria e outras entidades que necessitem de uma unidade esportiva.

Atualmente, a LAAUSP organiza campeonatos internos entre as Atléticas da USP, entre eles, o Bichusp, a Copa USP, os Jogos da Liga e a Copa dos Campeões, além de ser a responsável pela convocação das Seleções USP, unindo os melhores atletas de cada faculdade para disputarem torneios contra outras instituições de ensino de São Paulo, como a série diamante da FUPE, do Brasil, com o JUBS e do exterior (Copa UniSinos).


A COPA USP

Maior campeonato entre unidades da USP, a CopaUSP acontece durante o primeiro semestre.

O campeonato dessas modalidades conta com o sistema de 1ª (Azul) e 2ª (Laranja) divisões, dando oportunidade para as equipes mais fracas crescerem e subirem para a 1ª divisão.

Das 18 edições da Copa USP, a Poli foi campeã geral 8 vezes, sendo a maior campeã do torneio.


Os Jogos da LIGA

Similar à Copa USP, porém no segundo semestre. A diferença é. que todas as modalidades acontecem em divisões únicas, o que permite que alguns times “azarões” surpreendam os tradicionais

Das 18 edições dos Jogos da Liga, a Poli sagrou-se campeã 6 vezes.


A Copa dos Campeões

A Copa dos Campeões é um desafio organizado pela LAAUSP. Nele, se enfrentam o campeão da Copa USP e o campeão dos Jogos da Liga. O vencedor será o grande campeão da USP naquele ano.

A Poli sempre leva diversas modalidades para a Copa dos Campeões, mas não há um campeão geral dessa competição.