Palavras da Diretoria

Caro(a) calouro(a),

Parabéns pela sua aprovação para cursar a Poli-USP, instituição pública centenária, conhecida como a mais completa escola de Engenharia do país. Agora, você começa sua trajetória politécnica, já seguida por grandes engenheiros e cientistas que construíram nossa cidade, nosso estado e nossa nação.

Aqui você terá aulas com autoridades reconhecidas da engenharia nacional, em laboratórios modernos, podendo engajar-se nos mais diversos projetos de iniciação científica e de extensão, bem como em atividades culturais e de serviços à comunidade.

É importante que você perceba que o nível de estudo que será exigido é mais intenso do que o anterior. Seu patamar intelectual é mais elevado e seu desempenho dependerá de sua iniciativa de aproveitar as aulas e de buscar o aprendizado fora da sala, nas bibliotecas e nas facilidades que a Internet proporciona.

Há tempo também para a diversão sadia. Os que gostam de esporte terão a Atlética; os que se ligam em trabalhos sociais, a Poli Cidadã; os artistas, o teatro e a semana de arte. Enfim, um imenso leque de atividades que complementam a formação do engenheiro, coordenado por Atlética, Grêmio e Centros Acadêmicos.

Você passou a fazer parte da comunidade politécnica, o que vai muito além de nossos excelentes professores, ótimos alunos e dedicados funcionários. A comunidade politécnica, pelos seus egressos, está presente em todas as grandes obras e empreendimentos do país. Diretores de empresas e grandes bancos, cientistas e projetistas, analistas financeiros do Brasil e do exterior seguiram o mesmo trajeto que você inicia.

Aqui você desenvolverá seu potencial intelectual e humano, fará amigos, terá alegrias e algumas decepções, vivendo um ambiente que valoriza o conhecimento e a competência, bem como a lealdade e honestidade.

Entretanto, como você aprenderá nas aulas de economia: tudo custa e alguém paga. Sua vida na Poli custará aos cofres públicos cerca de 50 mil reais por ano. É a sociedade confiando em você, bancando sua formação e esperando obter um jovem engenheiro de alto nível, preparado para enfrentar os desafios tecnológicos e sociais que se oferecem ao Brasil atualmente.

Faça um pequeno exercício e verifique quais são os países de melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. Não será difícil notar que todos eles apresentam alto grau de desenvolvimento tecnológico e industrial.

Nosso país está em franco desenvolvimento social e tecnológico, mas com índices ainda insatisfatórios. Torná-lo mais justo, mais produtivo e desenvolvido depende muito de você e de seus colegas, futuros engenheiros, cientistas e empreendedores.

O século XXI traz desafios importantes: democratização do uso da água tratada, novas fontes de energia, produção de alimentos, melhoria da qualidade ambiental, combate ao terrorismo e, principalmente, democratização da qualidade de vida.

É nisso em que nós, da comunidade politécnica, estamos envolvidos. Orgulhamo-nos de receber os(as) melhores alunos(as) do país e de, no nosso ambiente de trabalho, interagir com eles(as), ensinando um pouco e aprendendo muito, tentando transformar o mundo em um lugar melhor e mais agradável para a vida.

Prezamos pela democracia e pela diversidade de opinião, dentro dos melhores padrões de respeito às normas, ao patrimônio humano e físico de nossa universidade construída com o esforço de toda sociedade.

Temos certeza de que cada novo(a) calouro(a) da Poli-USP saberá honrar a confiança que a sociedade nele(a) deposita, trabalhando e estudando com empenho e honrando a tradição iniciada pelos republicanos abolicionistas de São Paulo, desde 1893.

Um grande abraço e parabéns a todos.
Diretoria