Argo Biomédica

     Você se interessa por inovação na área da saúde? O Argo é um grupo de extensão que foi fundado em 2018 na Escola Politécnica da USP, com o objetivo de desenvolver projetos e eventos que visem democratizar o acesso à tecnologias e tratamentos, promovendo impacto social. Até o momento, nós contamos com mais de 15 projetos e 4 eventos desenvolvidos por mais de 60 membros ativos espalhados por diversos institutos da USP. A interdisciplinaridade e diversidade que estimulamos em nosso grupo se reflete através de membros da Escola Politécnica (POLI), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Faculdade de Medicina (FMUSP), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), Escola de Enfermagem (EE), entre outros institutos que recebemos abertamente para o diálogo.

     O projeto inicial, cujo escopo era o de produzir um dispositivo de fototerapia para auxiliar no tratamento de radiodermite em pacientes com câncer, obteve tanto um artigo científico, como uma pesquisa publicada no Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB). Pouco depois, em 2020, com a escalada da crise sanitária ocasionada pela pandemia da COVID-19, o Argo desenvolveu projetos como o QAI, um esterilizador de ar circulante para ambientes fechados, que utiliza radiação UV-C. Além disso, também foi criado o GOES, um aparelho que esteriliza máscaras a fim de aumentar a vida útil dessa EPI. Para finalizar a pandemia, participamos do projeto Inspire, no qual foram construídos ventiladores mecânicos, obtendo grande destaque na imprensa de todo o país.

     Outro ponto forte do grupo é o seu desempenho na participação e organização de eventos. Em 2019, por exemplo, o Argo contribuiu com a organização do Hackmed, um hackathon no qual participaram mais de 1200 pessoas, envolvendo grandes empresários, médicos, engenheiros, professores e estudantes de inúmeras áreas. Em 2022 e 2023, também organizamos nosso evento próprio, a Inova-se, a semana de inovação em saúde, que contou com a participação de grandes empresas como AWS e Nvidia. Todo esse desempenho em projetos e eventos é o resultado do trabalho de uma equipe conectada entre si e com o mundo, estabelecendo um networking com inúmeros profissionais de áreas diversas, empresas e instituições de renome.