Transporte

Antes de tudo, Bixe, gostaríamos de fazer algumas colocações.

1. Não tenha medo ou vergonha de perguntar às pessoas na rua ou no ônibus, caso você se sinta perdido – todos sabem que, no começo do ano, a USP fica povoada de bixes, e eles te ajudarão como puderem. Não procure pelos carecas – eles sabem tão pouco quanto você, se é que você sacou.

2. Seja educado com os motoristas e cobradores de ônibus: um bom dia e um obrigado já são bastante. Eles também te darão as informações de que precisa.

3. Saia da frente das portas do trem, deixe as pessoas saírem primeiro. Depois que elas saírem, você entra.

4. Sempre tenha um guarda-chuva na sua mochila – o clima de São Paulo é imprevisível.

5. Dinheiro e moedas são indispensáveis para quem usa transporte público – você nunca sabe quando vai precisar comprar outra passagem. 6. Sempre dê uma olhada nos mapas ou no Google Maps para ter uma ideia do seu itinerário, independentemente do seu meio de transporte. 

A Cidade Universitária – o seu, mas não o único Campus da USP – é um lugar consideravelmente grande. Pouco a pouco você irá aprender melhor como se locomover lá dentro e onde encontrar o que precisa. No futuro, você vai dar risada de quando era um bixe perdido. Até lá, daremos a você algumas informações importantes que podem vir a ser úteis nos seus primeiros meses sobre alguns meios de como se transportar, tanto lá dentro, quanto ir para e voltar da USP.

Transporte público

O transporte público de São Paulo é bem complexo. Para os locais, que já estão acostumados, até se torna mais fácil descobrir como chegar a um lugar, quanto tempo pode demorar, etc. O Metrô e a CPTM são as principais linhas de transporte da metrópole e funcionam por via de trens, que levam as pessoas em longas [e também curtas] distâncias, e são considerados referências para quem usa o transporte público. Já os ônibus são, geralmente, o meio de transporte mais local – existem, porém, ônibus que cruzam a cidade. Comumente, os moradores usam os ônibus locais para descer de uma linha principal [do Metrô ou de outro ônibus] e ir ao trabalho, e depois o contrário para chegar em casa. As passagens da CPTM e do Metrô hoje custam R$4,40 (quatro reais e quarenta centavos) para o passageiro comum. As passagens de ônibus variam em relação às linhas. Nos ônibus, você paga diretamente ao cobrador, que libera a catraca para você, ou usa o Bilhete Único.

No Metrô e na CPTM, você pode tanto comprar bilhetes individuais (que você passa o QR Code na catraca e depois joga o papel fora) ou os cartões do Bilhete Único, que são mais práticos ao usuário do dia a dia.  Com ele, você faz recargas em valores maiores e usa o cartão até que seu saldo acabe, não precisando comprar papéis o tempo inteiro, o que te salva tempo. Para estudantes, então, há o Bilhete Único de Estudante, que oferece a passagem pela metade do preço ou até mesmo a gratuidade, sendo o último caso apenas para estudantes com renda per capita de até 1,5 salários mínimos. Saiba mais como adquirir esses bilhetes na seção “Informações Acadêmicas’’ deste Vox. 

Dentro da USP

Dentro da Cidade Universitária, há um sistema de transporte interno eficiente, composto pelos circulares – os ônibus laranjas que conectam a estação Butantã do Metrô ao campus e percorrem suas principais áreas. As linhas principais são: 8082-10 (Circular 1), 8083-10 (Circular 2), 8084-10 (Circular 3) e 8085-10 (Circular USP), que parte do P3 e circula por diversas regiões do campus. Vale destacar que somente os circulares 8084 e 8082 passam pela Poli quando saem do Butantã. O 8084 faz parada no ponto Poli-Biênio e o 8082 no ponto da Intelli, que fica de frente com o ponto Poli-Civil.  

Na madrugada e aos finais de semana, o serviço é substituído pelas linhas 8012-10 e 8022-10, que também são circulares que conectam a estação Butantã ao campus e passam pela Poli. Essas linhas aceitam o BUSP (confira como obter o seu), permitindo que, como aluno da USP, você tenha acesso gratuito ao transporte. 

A linha 8082 opera nos dias úteis, das 4h40 à 1h20, juntamente com a linha 8084, que segue o mesmo horário. A linha 8083, por sua vez, está disponível em dias úteis, das 4h30 à 1h55. Já a linha 8085, que realiza trajetos internos no campus, opera nos dias úteis, das 6h00 às 19h40, com intervalos regulares para atender às principais áreas da Cidade Universitária. 

Por outro lado, as linhas 8012 e 8022 operam em horários diferenciados. Durante os dias úteis, estão disponíveis na madrugada, enquanto nos finais de semana funcionam 24 horas por dia, garantindo acesso contínuo ao campus, especialmente para quem depende de transporte noturno ou em horários alternativos.

De manhã, por volta das 7h00, a fila para pegar o circular às vezes pode ser grande (o que pode gerar um certo atraso para sua aula de Cálculo I), portanto tente chegar antes para não perder o horário! No final da tarde, por volta das 16h40 (quando acabar sua bendita aula de Física I) uma vez que o trânsito começa a complicar, o circular pode demorar um pouco mais para passar e vir um pouco mais lotado. Portanto, se conseguir ir mais cedo, melhor.

Como já lhe dissemos, existem dois ônibus que te levam do Metrô para a USP, e vice-versa, nos dias úteis durante o dia – os circulares 1 e 3. Para cada ônibus, nos horários da manhã pode acontecer de existir duas filas para subir no camburão: a principal – que é para aqueles sem hora que querem ficar confortáveis e sentadinhos – e outra para aqueles que estão sempre atrasados e não têm tempo de esperar – a famosa fila para furar fila. Então o esquema é o seguinte: a fila principal é como uma preferencial – eles sempre sobem primeiro no ônibus – e uma vez que eles não quiserem mais subir, a segunda fila está liberada para lotar o ônibus de gente suada e fedida. Por isso, se você estiver atrasado ou simplesmente não fizer questão de ir sentado pra Poli, pode entrar na fila “fura fila” e esperar o primeiro da fila principal parar para poder entrar no busão.

Adquira o quanto antes seus Bilhete Único e BUSP para economizar tempo e dinheiro em suas viagens!  

Leia mais sobre como chegar e sair da POLI