Grêmio Politécnico
Parabéns pela aprovação na Poli, a melhor escola de engenharia da América Latina! Espero que vocês saibam que alcançaram algo muito incrível e que estejam preparados para viver os melhores anos da vida de vocês aqui, na Politécnica. Eu sou a Carol e sou a presidente do Grêmio Politécnico, entidade formada por alunos que nasceu em 1903, 122 anos atrás, com a missão de representar todos os quase 7 mil alunos da Escola Politécnica e busca até hoje desenvolver cada vez mais a Escola Politécnica e a comunidade politécnica como um todo. Mas aí você pode se perguntar: e como o Grêmio efetivamente representa os alunos? As atividades são incontáveis. A seguir, vou falar um pouco sobre cada uma delas e como isso contribui na sua vivência na Poli.
O Grêmio tem um jornal, O Politécnico, que traz matérias e notícias envolvendo o meio universitário, com reuniões semanais abertas a quem queira participar. Teremos este ano a 11ª edição da Semana de Politizados, a SemaPol, com diversos eventos que discutem política, sociedade, administração pública, ética, e quaisquer outros temas que possam agregar ao repertório dos politécnicos, além de mais uma edição da SAPO, a Semana de Arte da Poli, que promove momentos incríveis de apresentações de música, exposições e cultura no ambiente da Poli. Já para temas mais descontraídos, temos o Bishow, evento que é um show de talentos para os ingressantes mostrarem suas competências, e o Bixopp, uma festa universitária organizada diretamente por ingressantes junto do Grêmio.
Além disso, conte com o Grêmio para obter informações sobre bolsas de auxílio à permanência. Alunos da Poli em vulnerabilidade socioeconômica podem conseguir benefícios para continuarem estudando. Participe e promova projetos sociais conosco! E mais, quando você tiver com problemas acadêmicos, quer entender mais como funciona esse negócio de disciplinas, créditos etc, também podemos te ajudar. Sem contar, também, com as empresas que administramos e prestam serviços a vocês: O Triedro, o Poliglota Idiomas e a Copiadora Politécnica. São empresas com funcionários contratados, mas administradas pelo Grêmio Politécnico. A lanchonete, O Triedro, e a copiadora ficam no prédio do Biênio, no espaço do Grêmio, um pouco para trás do famoso cirquinho. E o Poliglota é uma escola de idiomas com aulas oferecidas na própria Poli e que tem um edital de bolsas para estudantes da Poli que estejam em vulnerabilidade social.
Bom, esses são alguns dos projetos e atividades organizadas pelo Grêmio para melhorar a sua experiência nos próximos anos. O que espero que você esteja percebendo desde o dia que viu seu nome na lista de aprovados é que a Poli, além de ser uma faculdade academicamente incrível e que promove diversas oportunidades, é um lugar de extremo crescimento pessoal e profissional. Nós temos 11 engenharias, mais de 6.000 alunos, mais de 50 grupos de extensão, coletivos, modalidades de esporte e entidades para você fazer aquilo de que realmente gosta. Seja para quem entrou apaixonado por engenharia, para quem ainda está conhecendo ou mesmo quem tenha alguma aversão, há espaço para crescer e trilhar seu rumo na universidade.
A Poli é a única escola que, de tão ampla e diversa, permite encontrar e desenvolver a Engenharia em ambientes e contextos muito diferentes. Aqui vocês estão na maior Universidade e na maior Escola. Tirem proveito disso, mas sempre conforme seu ritmo e com pessoas que certamente vão te acolher e tornar a sua passagem na Poli ainda mais completa. E serão essas as experiências e amizades que farão de vocês os melhores engenheiros. Vale dizer também que podem, como em todos os momentos da vida, surgir algumas dificuldades ou dúvidas, em especial neste início. Primeiro de tudo: isso é mais que normal! Essa, para muitos, é a primeira experiência depois do ensino médio, às vezes até morando em outra cidade. Por isso, coloco o Grêmio Politécnico, seus 25 diretores e eu pessoalmente para ajudarmos no que for necessário. Contem com a gente e, mais uma vez, parabéns pela conquista!